Temas em Debate
A Revista Educação Básica em Foco reserva este espaço para apresentar Temas em Debate importantes da educação, em que os/as profissionais da educação, especialistas, pesquisadores/as expõem suas reflexões e experiências em relação aos diversos temas do contexto da Educaçaõ Básica. No conjunto dos textos a preocupação com o retorno as aulas com a crise da pandemia da COVID-19, as formas como as redes de ensino tem gestado o cotidiano das escolas nesse período de crise sanitária. A questão da militarização nas escolas públicas ainda é tema que preocupa, pois sua justificativa tem sido apresentar melhores resultados nas avaliações externas, na melhora da disciplina e na segurança de professores e estudantes no ambiente escolar. A questão etnicoracial é também tema de reflexão para organização das práticas nas escolas e para o enfrentamento do racismo estrutural no Brasil. Há entre os textos o debate acerca da crescente parceria público e privado na educação pública. A questão dos currículos e sua discussão no contexto de organização das práticas escolares. Assim, a Revista Educação Básica em Foco convida a todos e todas a apreciarem os debates.
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE PROJETOS EDUCATIVOS PARA A REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO
Guilherme Ramos Teodoro
Lilian Santos de Andrade-
A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO MEIO DE INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA: EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Tarsila Tonsig Garcia Teijeiro
Natali Seleguim Carrenho
Rafael Fernandes da Mata
Maximiliano Augusto Sawaya
Angela Aparecida Damasceno de Souza Araujo
Cíntia Yuri Nishida
Cristiane França
Elias Kopcak
Renan Almeida Barjud EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE VIDEIRA-SC
Camila Regina Rostirola
Luiz Felipe Torcatto ZanellaDIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONSULTA PÚBLICA AOS ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ SOBRE O ENSINO REMOTO
Lucineide Barros Medeiros
Lucineide Maria dos S. Soares
Lucine R. V. B. de Almeida
Marina Gleika Felipe Soares
Samara de Oliveira Silva-
SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME: O VÍRUS É NOVO, MAS AS PROBLEMÁTICAS SÃO VELHAS
Adriana Cilene Alves de Oliveira AULAS REMOTAS EM UMA ESCOLA INTEGRAL: TRANSITANDO PARA UM ENSINO EMERGENCIAL
Warlen Fernandes Soares
-
O FENÔMENO DA MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL
Miriam Fábia Alves
João Ferreira de Oliveira
-
A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS TURMAS DO MATERNAL
Rodolfo Claudio da Cruz -
AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADO EM CÁCERES-MT: INSITUTO AIRTON SENNA(IAS), EDITORA POSITIVO E FALCONI SISTEMAS
Tiago dos Santos Rodrigues
-
DOCUMENTOS CURRICULARES PRESCRITOS: AS CRENÇAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Christiane Caetano Martins Fernandes