Textos


Análises e debates sobre políticas e práticas de alfabetização e letramento assumem expressiva relevância na dinâmica educacional pois constituem-se base estruturante dos processos formativos do sujeito cognoscente. Os textos presentes neste dossiê colocam em relevo distintas dimensões da alfabetização para uma educação construtiva; relatos de experiências de práticas educativas que ajudam as pessoas a desenvolverem a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias; a produção de gêneros textuais. Os textos apresentam ainda reflexões importantes sobre os intensos desafios enfrentados por professoras alfabetizadoras no contexto de distanciamento social e ensino remoto, em razão da Pandemia da COVID-19. Oriundos de distintos estados da federação, os textos enfocam múltiplas realidades e possibilitam a visibilidade de importantes temáticas: dinâmicas de letramento para crianças com necessidades educativas especiais; experiências de letramento racial; alfabetização na modalidade de Educação e Jovens e Adultos. Nesse sentido, o conjunto de textos aqui disponibilizado possibilita o fomento de debates e diálogos sobre a alfabetização mediante importantes conexões entre as políticas, teorizações e práticas docentes que se substantivam no cotidiano escolar. Desejamos a todos/as uma boa leitura!


Alfabetização e Letramento na Educação Especial





Alfabetização e letramento na Educação de Jovens
e Adultos





Alfabetização e Educação Infantil






Letramento Racial





Alfabetização, autoria e literatura





Alfabetização, formação e profissão docente





Reflexões sobre alfabetização e letramento





Experiências com a alfabetização nos diferentes estados






top