Textos
POLÍTICAS E PROJETOS DE
EDUCAÇÃO EM DISPUTA
Os textos desta seção apresentam reflexões das políticas de currículo e formação de professores em disputa no Brasil, evidenciando que o projeto de educação oficial em curso desconsidera as questões relativas à inclusão, à diversidade, às temáticas das relações étnico-raciais e de gênero nas escolas e nas redes de ensino brasileiras, bem como uma formação de professores limitada ao desenvolvimento de competências e habilidades, propondo um saber-fazer sem reflexão. Em destaque, trazem reflexões sobre a formação de professores e o trabalho docente, em tempos de precariedade de investimento e desmontes das políticas educacionais. Desejamos a todos/as uma boa reflexão!
BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALINHAMENTOS E RETROCESSOS
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Maria Cristina Ferreira dos SantosBNCC E CURRÍCULO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE SUJEITOS PARA O SÉCULO XXI
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Daniella Lopes de S. MachadoA PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UM ACASO OU UM PROJETO?
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A LEI Nº10.639/03 E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS): RELATANDO EXPERIÊNCIAS, COMPARTILHANDO PROTAGONISMOS
Adriano José Pinheiro A PROBLEMATIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR
Cássia Lourdes Lopes BatistaINCLUSÃO ESCOLAR E AS RECENTES MUDANÇAS LEGISLATIVAS: BREVES CONSIDERAÇÕES
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