Chamada

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Chamada para publicação da Revista Educação Básica em Foco nº 4


Chamada para envio de materiais em múltiplas linguagens (textos; relatos de experiências; podcasts; vídeos; entrevistas; ilustrações)

TEMA DO DOSSIÊ: 

 "Alfabetização e Letramento: Desafios em tempos de pandemia"



Desde março de 2020 temos enfrentado inúmeros desafios impostos pela pandemia da Covid 19, com as atividades escolares presenciais suspensas na maior parte do país. A Revista Educação Básica em Foco da Anpae proporcionou ao público, em seus três primeiros números e, especialmente, no número 1, diversas análises e experiências de profissionais da Educação Básica, estudantes, familiares e pesquisadores(as). Os registros em forma de textos, áudios, vídeos e podcasts colocaram em relevo múltiplas percepções  sobre a  suspensão das aulas presenciais e a nova dinâmica de funcionamento do processo de ensino-aprendizagem por meio da modalidade à distância. Das diversas problemáticas levantadas sobre a temática em tela, alguns  autores(as) destacaram, a importância da qualidade da internet e as dificuldades de acessibilidade às ferramentas tecnológicas de grande parte dos estudantes  das escolas públicas. Em 2021, o início do letivo é marcado por novos desafios relacionados à organização escolar  face à decisão de alguns sistemas de ensino iniciarem as aulas em um contexto com exponencial crescimento do número de mortos, vítimas da Covid-19 e a incipiente vacinação. Diante deste impasse, somos instadas a questionar: quais os impactos do início das aulas sem ter ocorrido a vacinação em massa? quais as percepções dos(as) docentes, gestores(as), famílias, Ministério Público sobre esse processo? Como serão as modalidades de ensino e as metodologias de trabalho? quais são as perspectivas para as milhões de crianças e jovens que hoje estão fora das escolas? quais as implicações para o processo de alfabetização de crianças e adultos, dadas as especificidades que esse trabalho requer?

A alfabetização e o letramento são fenômenos complexos os quais requerem dinâmicas de trabalhos e metodologias específicas, visando superar práticas mecanicistas e obsoletas. O Plano Nacional de Educação, de 2014, prevê erradicar o analfabetismo absoluto até 2024, mas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE), o Brasil conta ainda com 11 milhões de analfabetos absolutos e, segundo o Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf), o Brasil tem cerca de 38 milhões de analfabetos funcionais. Se já tínhamos problemas complexos, a Pandemia da Covid-19 agravou esse quadro. Temos desafios sérios a enfrentar para alfabetizar com qualidade as crianças, principalmente das camadas populares, que perfazem a maioria da população no país. Em uma sociedade centrada na imagem gráfica ou escrita, como é a nossa, a alfabetização é mais que uma necessidade para a formação do(a) cidadão(ã) livre no seu pensar e agir, sujeito a se informar, pesquisar, construir sua opinião. A Pandemia da Covid-19 acrescentou novos desafios, ao afastar as crianças e jovens das escolas nessa fase fundamental do processo de alfabetização.

As pesquisas mais recentes  na área de educação, principalmente nas linhas ensino de Língua Portuguesa, Linguagem, Linguística e Alfabetização, têm discutido e consolidado as propostas de alfabetização que visam o letramento, ou seja, para além da decodificação e compreensão do código letrado e da leitura da mensagem. Quem compreende e defende a alfabetização na perspectiva do letramento, localiza a língua como um fenômeno social e cultural e a relação do sujeito com essa língua como um fenômeno social também. Além disso, nas diferentes áreas de ensino, discute-se também o processo de alfabetização e letramento: alfabetização científica, alfabetização e letramento matemático e alfabetização geográfica, a título de exemplo. Independente da área de ensino e para além da importância primeira da alfabetização e letramento na língua materna, as demais áreas de conhecimento também têm compreendido, cada qual dentro de suas especificidades, a importância de formar o cidadão que “lê”, registra e compreende criticamente, interagindo com o mundo em que vive.

Nesse contexto, a Revista Educação Básica em Foco, desde sua criação, tem proporcionado  espaços a diversas vozes, dos quatro cantos do país, para mostrarem as suas experiências e desafios cotidianos. São profissionais da educação e comunidade escolar relatando suas experiências no contexto de  interrupção repentina das aulas presenciais envidando esforços para o desenvolvimento da qualidade do ensino.

Em vista desse cenário, a Revista Educação Básica em Foco convida professores(as), coordenadores(as), gestores(as), famílias, estudantes e demais pesquisadores(as)da educação básica a apresentarem as suas experiências, reflexões e considerações a respeito da alfabetização e letramento no contexto da pandemia, em forma de vídeos, áudios, textos, imagens, podcast, para o primeiro número de 2021, cujo título do dossiê é “Alfabetização e Letramento: Desafios em tempos de pandemia”. O prazo máximo para envio dos materiais é 31 de março de 2021. Contamos com a preciosa colaboração de vocês!   

Confiram as normas de submissões no portal da Revista Educação Básica em Foco: https://educacaobasicaemfoco.net.br/submissao.html




Confiram as normas de submissões no portal da Revista Educação Básica em Foco:
https://educacaobasicaemfoco.net.br/submissao.html



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