Textos
Os textos apresentam um conjunto de experiência dos estados brasileiros, alguns municípios e relatos de experiências dos profissionais da educação aos desafios impostos pela pandemia do coronavírus e a necessidade do cumprimento do distanciamento social. Cada região do país, redes de ensino e escolas tiveram orientações diversas para o atendimento as necessidades de ensino. A suspensão das aulas presenciais e a falta de perspectiva para a retomada do calendário escolar levaram as gestões públicas e instituições de ensino públicas e privadas a adotar de forma experimental atividades remotas por meio de plataformas virtuais. Essas realidades impõem importantes desafios, e para conhecer um pouco dessas realidades, do ponto de vista de diferentes profissionais da educação atuantes na educação básica e ensino superior, a Revista Educação Básica em Foco reservou este espaço especial.
Experiências dos Estados
- PROPOSITIVAS DE UM PLANO DE CONTIGENCIAMENTO EM TEMPOS DE COVID-19: DA SECRETARIA ÀS ESCOLAS DE RIO LARGO - AL
Javan Sami Araújo dos Santos
Salatiel Braga Trajano Júnior - NORMATIVAS NACIONAL E ESTADUAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA BAHIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID19
Gabriela Sousa Rêgo Pimentel
Simone Leal Souza Coité
Adriana dos Santos Marmori Lima - EDUCAÇÃO BÁSICA NA PANDEMIA: O CASO DF
Natalia Duarte
Adriana Almeida Sales de Melo - PANORAMA GERAL DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS E PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Romilson Martins Siqueira
Marcilene Pelegrine Gomes - AÇÕES ADOTADAS PELAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE VITÓRIA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19
Rosenery Pimentel do Nascimento
Itamar Mendes da Silva - ISOLAMENTO SOCIAL E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19) NO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO
Marilda de Oliveira Costa - EDUCAÇÃO E PANDEMIA: AÇÕES NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Nadia Bigarella
Vilma Miranda de Brito
Carina Elisabeth Maciel - EDUCAÇÃO BÁSICA EM MINAS GERAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA E NA TRILHA DO PARTIDO “NOVO”
Maria Simone Ferraz Pereira
Marcelo Soares Pereira da Silva - EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Daniela Patti do Amaral
Janaina Specht da Silva Menezess - EDUCAÇÃO PÚBLICA PARAENSE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Neli da Costa Mesquita,
Terezinha Monteiro dos Santos - REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA: EDUCAÇÃO EM “REGIME ESPECIAL” EM TEMPOS DE COVID-19
Andréia Ferreira da Silva
Ângela Cristina Alves Albino - A EDUCAÇÃO NO TOCANTINS NO CENÁRIO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: DESVELAMENTO DE DESIGUALDADES
Rosilene Lagares
Experiências Municipal
- A EDUCAÇÃO ESTADUAL DE HUMAITÁ FRENTE A PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS
Elízia Peres Celestino
Priscilla de Jesus Leão Torres
Ana Cláudia da Silva Oliveira da Cruz - ESTUDO REMOTO EMERGENCIAL EM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA: ALGUNS APONTAMENTOS
Gabriela Sousa Rêgo Pimentel
Jamine Barros Oliveira Araújo Ronilda Rodrigues da Silva Oliveira - PROPOSITIVAS DE UM PLANO DE CONTIGENCIAMENTO EM TEMPOS DE COVID-19: DA SECRETARIA ÀS ESCOLAS DE RIO LARGO
Javan Sami Araújo dos Santos
Salatiel Braga Trajano Júnior - CARTA ABERTA À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Grupo Territorialidades – DRE Campo Limpo
Rede de Escolas Públicas e Pesquisadoras do NAI-FEUSP
Território Educativo das Travessias
- DIRETOR E GESTOR OU SÍSIFO: SOBRE OS SENTIMENTOS EM MEIO À PANDEMIA
Simone Franco Brazilio - EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: INFELICIDADE DE MUITOS, OPORTUNIDADE DE MERCADO PARA POUCOS
Fernando Martins Parreira e Sousa - ESTE ANO NÃO VAMOS BRINCAR DE ÍNDIO
Ronilda Rodrigues da Silva Oliveira -
O MALABARISMO PARA ENSINAR EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA – BA
Murilo Marques Scaldaferri - OS RUMOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA MINEIRA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
Lílian Fernanda de Melo Bezerra Gonçalves
Leandro Ferraz Pereira
Jakes Paulo Félix dos Santos - REFORÇAR VÍNCULOS ENTRE OS SUJEITOS E FORTALECER A AUTONOMIA DA ESCOLA PARA ENFRENTAR A PANDEMIA
Iracema Santos do Nascimento - LIÇÕES DA PANDEMIA
Inae Batistoni
Meire R Lima
Sandra Bouças
Sonia Kruppa - OS DIREITOS DE IGUALDADE ATRAVÉS DA DIMENSÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO: ATITUDES DEMOCRÁTICAS NO ENSINO A DISTÂNCIA
Andreia Alves Pereira - ENSINAR NA PANDEMIA: DILEMAS ATUAIS DA DOCÊNCIA
Lucas de Vasconcelos Soares
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Dinair Leal da Hora
- LIVES: CONSUMA COM MODERAÇÃO
Bruna Ribeiro