SENTIDOS POLÍTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NESTE NOVO GOVERNO


   Na seção de Vídeos da Revista Educação Básica em Foco, apresentamos um conteúdo que aborda práticas pedagógicas sob a ótica da educação antirracista. Com a importância da qualidade da educação básica no atual governo em destaque, é crucial investir em políticas que fortaleçam a colaboração entre os diversos movimentos educacionais, acompanhar as tendências educacionais atuais, fomentar a mobilização para incentivar a participação da comunidade na educação e implementar práticas pedagógicas inovadoras e antirracistas. Essas ações contribuirão para a criação de um ambiente educacional mais inclusivo, equitativo e de qualidade para todos.

Neste vídeo, a Revista Educação Básica em Foco aborda como a escuta e o diálogo se tornam os fios condutores de uma experiência vivida a partir das compreensões e princípios da Lei nº 10.639/2003 no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP) da Universidade Federal Fluminense (UFF). O vídeo descreve um fenômeno, registrando a objetividade, subjetividade e identidade na formação inicial e continuada de professores ao narrarem uma experiência vivida com crianças de uma turma de Pré-escola no município de Santo Antônio de Pádua, RJ. A oficina intitulada ‘Oficina da Consciência Negra: a práxis para uma educação antirracista’ foi realizada em novembro de 2022. Contou com a participação e mediação da professora/preceptora e de cinco residentes/discentes do curso de Pedagogia, em Santo Antônio de Pádua-RJ: Daniely Andrade da Silva Azevedo, orientanda da Dra. Alexsandra dos Santos Oliveira/UFF, e os demais discentes Alessandro Correa da Cunha Ferreira, Joyce do Carmo Augusto Gomes, Jhonatas Vieira Rodrigues, Karla da Cunha Correa e Lucia Viana Silva.

 

Vídeo 1 - Universidade e Educação Básica no Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP): sentidos políticos, pedagógicos e subjetivos da Lei 10.639/2003