SUBMISSÃO Inscreva-se aqui

Orientação para apresentação oral dos trabalhos

Template para apresentação dos trabalho.

( Precisa ter software PwoerPoint)



Normas gerais

A submissão de trabalhos, na modalidade comunicação deverá ocorrer unicamente por meio do sistema de submissão da Anpae, até o dia 16 de agosto de 2021.

Os trabalhos deverão ser redigidos na forma de Resumo Expandido, observadas as condições e critérios deste regulamento.

Para a submissão de trabalhos, autores e coautores deverão realizar a inscrição no evento clique aqui e efetuar o pagamento das respectivas taxas.

Os trabalhos podem compreender resultados (parciais ou finais) de pesquisa, estudos acadêmicos, ensaios ou relatos de experiências, devendo vincular-se a um dos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1 – Política e gestão dos sistemas de ensino
Este eixo temático prioriza trabalhos que tratem de caracterização e análise da organização e gestão de sistemas e redes de ensino e de políticas e programas educacionais relativos à Educação Básica no Brasil e do acompanhamento da sua implementação, considerando particularidades locais, regionais, nacionais e contextos internacionais.

Eixo 2 – Política e gestão da educação superior
Este eixo temático prioriza trabalhos que analisem políticas, gestão e práticas no campo da educação superior (graduação e pós-graduação), que tratem, dentre outros, de temas relativos à expansão; autonomia universitária; acesso, permanência e evasão; regulação, avaliação e qualidade; trabalho docente; mercantilização; internacionalização e transnacionalização; ciência, tecnologia e inovação; produção e difusão de conhecimento.

Eixo 3 – Políticas e práticas de formação dos docentes e gestores escolares
Este eixo temático prioriza trabalhos que enfoquem de políticas, programas e/ou experiências de formação inicial e continuada de professores e gestores, abrangendo, dentre outros, aspectos relativos às concepções e estratégias de formação; tratamento dado à gestão democrática; tecnologias de formação de docentes e gestores escolares.

Eixo 4 – Planejamento, cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas na educação
Este eixo temático prioriza trabalhos que enfoquem princípios, abordagens e instrumentos de planejamento e de monitoramento da educação no país, explorando, dentre outros, aspectos sobre pacto federativo e organização da educação brasileira; relações interfederativas e garantia do direito à educação; implantação do Sistema Nacional de Educação.


Eixo 5 – Políticas públicas, privatização e financiamento da educação
Este eixo temático prioriza trabalhos que discutam a redefinição do papel do Estado; formas de governança; financiamento da educação básica e superior; política de fundos; ação do empresariado nos sistemas educativos; atuação do setor privado na educação pública; diferentes formas de privatização na/da educação e suas implicações na oferta,

Eixo 6 – Gestão da escola: pedagógica, curricular e organização do trabalho pedagógico
Este eixo temático prioriza trabalhos que analisem modelos de gestão da educação básica; gestão democrática e desafios no cenário atual; políticas curriculares e implicações na educação básica; disputas no campo políticas de currículo; BNCC e seus reflexos na educação básica; projeto político-pedagógico e a organização do trabalho escolar.

Eixo 7 – Educação, desigualdade, direitos humanos, diversidade e inclusão
Este eixo temático prioriza trabalhos que enfoquem diversidade, desigualdade, justiça social, inclusão e direitos humanos em suas inter-relações com a educação e com a política e gestão educacional; abordagens interdisciplinares que estabeleçam interface dos temas com questões afetas ao direito à educação; processos de resistência e de lutas por projetos educacionais e sociais.

Eixo 8 – Regulação, avaliação e qualidade da educação
Este eixo temático prioriza t rabalhos que discutam a natureza da avaliação, seu sentido e seu alcance na agenda das políticas educacionais do Brasil e de outros países e/ou que tratem de elementos e processos de regulação e avaliação da Educação Básica e sua relação com o tema da qualidade; propostas e/ou experiências que representem contribuições para o avanço de concepções e/ou proposições no campo da avaliação educacional.

Os trabalhos submetidos serão avaliados pelo Comitê Científico do Simpósio.




Normas de submissão

Serão submetidos à avaliação do Comitê Científico os trabalhos que atendam às condições descritas a seguir:

  • cada inscrito no evento poderá submeter até três trabalhos, sendo um na condição de autor e/ou até dois na condição de coautor.
  • cada trabalho poderá ter até quatro autores/coautores.

Não serão aceitos os trabalhos cujos autores/coautores registrados no sistema de submissão forem distintos dos constantes do arquivo do trabalho. Do mesmo modo, não serão aceitos os trabalhos cujos autores/coautores não estejam inscritos no Simpósio. 
Não será possível efetuar ou solicitar correções ou modificações nos trabalhos submetidos.




Normas formatação dos trabalhos

  • Estilo: redação com editor de textos Word 1997 ou posterior:
    texto: Arial, tamanho 11, com espaçamento 1,15 entre linhas, indentamento da primeira linha do parágrafo de 1,25 cm.
    citações recuadas: Arial, tamanho 10 pts, recuo 4 cm, entrelinhas, 1,0 sem recuo na primeira linha notas de rodapé: Arial, tamanho 10 pts, entrelinhas 1,0, deslocamento 0,3
  • espaçamento entre parágrafos: depois 8 pontos, títulos internos, negrito em caixa alta com 12 pts alinhados a esquerda, entrelinhas dos títulos com 1,15 pts.
  • Extensão: 7 a 9 mil caracteres (com espaço), considerando-se todo o conteúdo do trabalho, inclusive tabelas, ilustrações e referências.
  • Numeração: as páginas do texto deverão estar numeradas (lado direito superior).
  • Título do trabalho: no início da página, em maiúsculo, negritado e centralizado com 16 pts em caixa alta.
  • Autor (es): após o título, deixar uma linha em branco (espaçamento 1,5 e alinhado à direita e com espaçamento simples) e registrar separadamente o nome de cada autor, na próxima linha o nome da Universidade (por extenso e com a sigla entre parênteses) e, logo abaixo, o endereço eletrônico.
  • Conteúdo do resumo: após uma linha em branco (espaçamento 1,5), deverá constar o conteúdo propriamente dito, organizado em seções que contemplem: introdução; desenvolvimento; e resultados/conclusões. O título de cada seção deverá ser apresentado em maiúsculo, negritado, alinhado à esquerda e sem numeração.
  • Referências: o título da seção deverá ser apresentado em maiúsculo, negritado, alinhado à esquerda. Devem ser apresentadas de acordo com as normas vigentes da ABNT e entre linhas simples. 
  • A revisão ortográfica, de acordo com as normas da Nova Ortografia Brasileira, é de responsabilidade dos autores e devem, obrigatoriamente, preceder à submissão, não sendo possível efetuar ou solicitar correções ou modificações nos trabalhos submetidos.



Normas para nominar arquivos das comunicações orais.

  • Os arquivos serão nominados com o nome do primeiro autor conforme exemplos abaixo.
  • Havendo mais de um trabalho como primeiro autor deverá constar o número 2 no segundo arquivo.
  • Deverá constar também o número do eixo temático conforme exemplos abaixo.
  • O nome do arquivo no formato DOCX não deverá ter sinais, caracteres ou espaço em branco.
  • EXEMPLO 1 - JoseMariaCastroDaSilva-E5.docx
  • EXEMPLO 2 - MariaIzabelCavalcanti2-E1.docx



Critérios e processo de avaliação dos trabalhos

São critérios de avaliação dos trabalhos pelo Comitê Científico:

  • clareza na formulação e desenvolvimento do tema;
  • relevância da contribuição para a política e a gestão da educação;
  • consistência e precisão no tratamento teórico e metodológico;
  • correção na linguagem do texto e cumprimento das normas da ABNT;
  • cumprimento das condições de apresentação e das regras de formato.

A avaliação dos trabalhos pelo Comitê Científico é conclusiva e, como tal, não está sujeita a reconsiderações.
O resultado da avaliação dos trabalhos será publicado no Portal da Anpae, de acordo com cronograma divulgado na página do evento.




Observações finais

  • A submissão de trabalho no Sistema da ANPAE expressa a aceitação das regras aqui definidas.
  • O conteúdo do trabalho submetido é de inteira responsabilidade dos autores e coautores e, quando submetido estará automaticamente pré-autorizado para publicação nos Anais do evento.
  • Os autores e coautores que não desejarem publicar seu trabalho nos Anais do evento, deverão informar, por escrito, tal decisão ao Comitê Científico.
  • Não haverá devolução do valor da anuidade ou da taxa de inscrição em qualquer situação, mesmo em caso de desistência de apresentação ou não aprovação pelo Comitê Científico.
  • O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores e coautores. A ANPAE não se responsabiliza por eventuais situações de plágio e outras similares.
  • Os resumos assinados refletem as opiniões dos seus autores e não as da ANPAE, do seu Conselho Editorial ou de sua diretoria.

Normas gerais para os painéis de pesquisa

Os painéis de pesquisa são sessões organizadas e propostas por associados da Anpae que desenvolvam pesquisas em rede ou que tratem de temáticas correlatas entre si, atuais e emergentes do campo da Educação.

Cada painel deve reunir de três a cinco expositores, de diferentes instituições do país ou do exterior.

Cada proposta deverá indicar, entre os expositores, um coordenador da sessão.
O tempo previsto para realização de cada painel de pesquisa é de duas horas, sendo de responsabilidade dos propositores o planejamento do tempo destinado às exposições e à discussão com os participantes.

A submissão deverá ocorrer até o dia 16 de agosto, mediante o envio das propostas para endereço eletrônico simposio2021@anpae.org.br indicando no assunto da mensagem: Submissão de proposta de painel.

Para a submissão de propostas de painéis de pesquisa, os propositores deverão realizar a inscrição no evento clique aqui e efetuar o pagamento das respectivas taxas
.
Cada inscrito no evento poderá submeter ou participar de apenas uma proposta de painel.

As propostas serão avaliadas pelo Comitê Científico do Simpósio.




Normas para a apresentação das propostas

  • Estilo: redação com editor de textos Word 1997 ou posterior, Arial, tamanho 11, com espaçamento 1,15 entre linhas, indentamento da primeira linha do parágrafo de 1,25 cm.
  • Extensão: até quatro laudas, considerando-se todo o conteúdo.
  • Título do painel: em maiúsculo, negritado e centralizado.
  • Propositores: após o título, deixar uma linha em branco (espaçamento 1,5 e alinhado à direita e com espaçamento simples) e registrar separadamente o nome de cada autor(a), na linha seguinte o nome da Universidade (por extenso e com a sigla entre parênteses) e, logo abaixo, o endereço eletrônico. No caso do proponente coordenador do painel, incluir em linha nova a expressão “Coordenador” ou “Coordenadora”.
  • Ementa do painel (até 250 palavras): breve descrição da proposta do painel, destacando-se o objetivo, desdobramentos e a apresentação sucinta da pesquisa em rede (título, participantes, metodologia empregada, período de realização e outros dados considerados relevantes).
  • Justificativa da proposta de painel (até 250 palavras).
  • Financiamento: indicar agência(s) financiadora(a) da pesquisa em rede, se houver.
  • Título e ementa (até 250 palavras) da proposta de exposição de cada participante do painel.
  • Minicurrículo de cada participante da proposta (até cinco linhas).

A revisão ortográfica, de acordo com as normas da Nova Ortografia Brasileira, é de responsabilidade dos autores e devem, obrigatoriamente, preceder à submissão, não sendo possível efetuar ou solicitar correções ou modificações nos trabalhos submetidos.




Critérios e processo de avaliação das propostas de painéis

São critérios de avaliação das propostas de painéis pelo Comitê Científico:

  • relevância e atualidade da temática de pesquisa, bem como potencial de suscitar novas investigações;
  • clareza na formulação dos objetivos e do conteúdo a ser tratado;
  • justificativa da importância do tema para os profissionais da educação e pesquisadores do tema;
  • produção dos propositores relativa às temáticas do painel.

O resultado da seleção das propostas será publicado no Portal da Anpae, de acordo com cronograma divulgado na página do evento.




Observações finais

  • O conteúdo das propostas dos painelistas é de inteira responsabilidade de seus proponentes.
  • A ANPAE não se responsabiliza por eventuais situações de plágio e outras similares.
  • Os resumos assinados refletem as opiniões dos seus autores e não as da ANPAE, do seu Conselho Editorial ou de sua diretoria.

Normas gerais para minicursos / oficinas

Os minicursos / oficinascompreendem atividades de curta duração, com vistas a realizar a discussão de temática específica relacionada à política e gestão da educação.

As propostas de minicurso poderão ser submetidas por grupos de um a quatro propositores, sendo-lhes vedada a participação em mais de uma proposta..

O tempo previsto para realização dos minicursos é de 10 ou 20 horas, sendo, respectivamente, de quatro ou oito horas por meio de interação on-line com os participantes e 6 ou 12 horas de atividades complementares, a serem realizadas individualmente pelos inscritos.
.

A submissão deverá ocorrer até o dia 16 de agosto mediante o envio das propostas para endereço eletrônico simposio2021@anpae.org.br, indicando no assunto da mensagem: 


Submissão de proposta de minicurso / oficinas.


Para a submissão de propostas de minicursos, os propositores deverão realizar a inscrição no evento clique aqui e efetuar o pagamento das respectivas taxas.

As propostas serão avaliadas pelo Comitê Científico do Simpósio.

Normas para a apresentação das propostas

  • Estilo: redação com editor de textos Word 1997 ou posterior, Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas, parágrafo de 1,25 cm.
  • Extensão: até quatro laudas.
  • Título do minicurso: no início da página, precedido da expressão “MINICURSO:”, em maiúsculo, negritado e centralizado.
  • Propositores: após o título, deixar uma linha em branco (espaçamento 1,5, alinhado à direita e com espaçamento simples) e registrar separadamente o nome de cada autor(a), na linha seguinte o nome da Universidade (por extenso e com a sigla entre parênteses) e, logo abaixo, o endereço eletrônico.
  • Ementa do minicurso (até 250 palavras).
  • Justificativa da proposta.
  • Detalhamento do conteúdo e da dinâmica de trabalho.
  • Bibliografia.
  • Minicurrículo de cada participante da proposta (até cinco linhas).

A revisão ortográfica, de acordo com as normas da Nova Ortografia Brasileira, é de responsabilidade dos autores e devem, obrigatoriamente, preceder à submissão, não sendo possível efetuar ou solicitar correções ou modificações nos trabalhos submetidos.

Critérios e processo de avaliação das propostas

São critérios de avaliação dos minicursos pelo Comitê Científico:

  • relevância e atualidade da temática enfocada;
  • experiência e/ou produção dos propositores relativas à temática.

O resultado da seleção das propostas será publicado no Portal da Anpae, de acordo com cronograma divulgado na página do evento.

  • Observações finais

  • O conteúdo das propostas dos minicursos é de inteira responsabilidade dos autores e coautores.
  • A ANPAE não se responsabiliza por eventuais situações de plágio e outras similares.
  • Os resumos assinados refletem as opiniões dos seus autores e não as da ANPAE, do seu Conselho Editorial ou de sua diretoria.
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