A ANPAE na participação ativa nas conferências municipais e estaduais de Educação


Os textos presentes nesta seção colocam em relevo o debate sobre as conferências municipais e estaduais e até a nacional de educação, a Conae 2024. As conferências municipais de educação, em conjunto com as estaduais, desempenharam um papel crucial nas etapas preparatórias para a Conae, realizada de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília. Esses eventos foram essenciais para a formulação de políticas educacionais mais inclusivas e participativas; pois, neles, gestores, educadores, estudantes, pais/mães e demais membros da comunidade escolar tiveram a oportunidade de discutir e sugerir diretrizes que têm impacto direto na qualidade do ensino no país. A participação ativa nas conferências municipais e estaduais representou uma contribuição significativa de cada cidadão e cidadã para o desenvolvimento de um sistema educacional mais equitativo e justo, assegurando a consideração das necessidades de todos os envolvidos no processo educativo. Desse modo, a Conae 2024 foi um marco relevante na definição do caminho da educação no Brasil, sendo sua realização viabilizada somente pelo comprometimento e colaboração de todos e todas os/as interessados/as em promover uma educação de excelência acessível a todos e a todas. Nesse sentido, os textos apresentados contribuem de alguma maneira para o aprimoramento do debate. Desejamos a todos e a todas uma boa leitura!

MOBILIZAÇÃO DOS ESTADOS DO NORDESTE NA PREPARAÇÃO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA - CONAE 2024
Maria Couto Cunha

CONFERÊNCIAS PREPARATÓRIAS PARA A CONAE 2024 NA REGIÃO SUDESTE: EMBATES E POLÊMICAS
Cristiane Machado

A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PIAUÍ: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES
Maria de Jesus Rodrigues Duarte
Antônio Ferreira Sobrinho
Marlúcia Lima de Sousa Meneses

CONFERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO NO NORTE BRASILEIRO: LUTA ORGÂNICA E SISTÊMICA COMO HORIZONTE DA ANPAE
Rosilene Lagares

QUALIFICAR O CENSO ESCOLAR NO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARROIO GRANDE/RS: AÇÃO ARTICULADA E CONTÍNUA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Paola Barros da Cunha de Carvalho
Maria Beatriz Luce

O ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE TERESINA: UMA ANÁLISE DO MONITORAMENTO DA META 1 NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PME 2015
Cleuma Magalhães e Sousa
Carmen Lucia de Sousa Lima
Vinícius Silva de Sousa