VIII CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO


O VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o XI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação reunirão pesquisadores, professores do ensino superior, educadores da educação básica, gestores escolares e técnicos administrativos de sistemas educacionais do Brasil, Portugal e Espanha. O objetivo é promover a análise e o compartilhamento de estudos e experiências inovadoras em políticas educacionais, gestão escolar e universitária, além da formação e valorização dos profissionais da educação. Realizados bienalmente, os congressos funcionam como um espaço coletivo para debates, avaliações e propostas relacionadas às políticas públicas e à gestão educacional. Também facilitam o intercâmbio entre profissionais do setor, fortalecendo a discussão sobre os desafios e avanços na área. É nesse contexto que se destaca a relevância da temática proposta para os eventos. Seguem abaixo os oito eixos temáticos.

O evento ocorrerá nos dias 14 a 17 de abril de 2025, em Recife, Pernambuco, e tem como tema “Estado, democracia, políticas e gestão da educação: impasses e perspectivas”. Promovido pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e pelo Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE), com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco e da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), os congressos e seus debates tornam-se centrais no cenário atual, especialmente diante de propostas que impactam a relação entre Estado e democracia, assim como as políticas educacionais no Brasil, Portugal e Espanha.

Eixos Temáticos:


Eixo 1: Políticas de avaliação e regulação em educação
Eixo 2: Políticas de inclusão, diversidade e direitos humanos
Eixo 3: Políticas de gestão da educação básica
Eixo 4: Políticas e práticas de formação e valorização dos/as profissionais da educação;
Eixo 5: Políticas e gestão da educação superior
Eixo 6: Políticas curriculares, qualidade da educação e gestão pedagógica
Eixo 7: Políticas de financiamento, privatização e gerencialismo na educação
Eixo 8: Políticas e gestão da educação em face das Tecnologias da Informação e comunicação

Para mais informações, acesse o site do evento: https://anpae.org.br/iberoamericano2025/index.html e também clique aqui para ver os trabalhos publicados.

Fotos





Eleições Gerais da ANPAE (2025-2027): renovação e desafios para a Gestão Educacional




A Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) realizará suas eleições gerais para a gestão bienal 2025-2027. O processo eleitoral, definido pela Portaria nº 02/2024, de 05 de novembro de 2024, constituiu a Comissão Eleitoral Nacional, integrada pelos professores João Ferreira de Oliveira (Universidade Federal de Goiás), Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto (Universidade Estadual de Goiás) e Renato Barros de Almeida (Pontifícia Universidade Católica de Goiás). Sob a presidência do primeiro, a comissão conduzirá o processo eleitoral para o preenchimento dos cargos da Presidência, das Vice-Presidências, do Conselho Fiscal e das Diretorias das Seções Estaduais da Associação para o biênio 2025-2027.
A ANPAE, referência no debate sobre políticas educacionais no Brasil, tem como objetivo fortalecer a pesquisa, a formação e a intervenção na administração da educação pública. Assim, inicia o processo eleitoral para definir a nova diretoria e o conselho fiscal da entidade, responsáveis por conduzir as ações da associação nos próximos dois anos. O processo já está em andamento conforme o calendário a seguir:

  • Dia 11 de novembro de 2024: divulgação do Edital no portal da ANPAE, com as normas e procedimentos eleitorais;
  • Dia 22 de novembro de 2024: último dia para quitar anuidade e se definir o colégio eleitoral;
  • Dia 29 de novembro de 2024: divulgação do colégio eleitoral e dos estados que poderão eleger diretor estadual;
  • De 02 a 20 de dezembro de 2024: registro dos candidatos;
  • De 02 a 08 de janeiro de 2025: homologação das candidaturas pela Comissão Eleitoral Nacional;
  • Dia 10 de março de 2025: disponibilização das cédulas de votação eletrônica no portal da ANPAE e início da votação, mediante preenchimento da cédula de votação disponibilizada no portal;
  • Dia 10 a 25 de março de 2025: período de votação eletrônica dos associados;
  • Dia 02 de abril de 2025: proclamação, pela Comissão Eleitoral Nacional, do resultado do pleito eleitoral, apurado automaticamente na votação eletrônica;
  • Dia 14 de abril de 2025: realização de Assembleia da Anpae para leitura e aprovação do resultado do Pleito Eleitoral
  • Dia 26 de maio de 2025: posse do Presidente, Vice-Presidentes, Diretores e Vices Estaduais e membros do Conselho Fiscal para o Biênio 2025-2027.

Podem participar do pleito associados regulares em dia com suas anuidades, conforme previsto no estatuto da entidade. A votação se dará por correspondência eletrônica, mediante preenchimento e envio da cédula de votação digital disponibilizada no portal: www.anpae.org.br.
Após a apuração e proclamação dos resultados do pleito eleitoral, ocorrerá a posse do(a) novo(a) Presidente da ANPAE, em sessão presidida pela Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, prevista para o dia 26 de maio de 2025 nas dependências da Universidade Federal de Goiás. No mesmo ato serão empossados os candidatos eleitos para o Conselho Fiscal e para os diretores das seções estaduais. Com exceção do Presidente(a), os demais empossados poderão ter participação online, sendo a seção devidamente gravada.
A ANPAE reforça o caráter democrático e transparente do processo eleitoral, convidando todos os associados a se engajarem na discussão e na escolha da futura liderança. A participação ativa dos filiados é essencial para garantir que a associação continue a ser uma voz relevante na defesa de uma educação pública de qualidade.