O debate do novo Plano Nacional de Educação.


   Neste número da Revista Educação Básica em Foco apresentamos a discussão qualificada de dois especialistas da educação sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). O professor Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e professora Dra. Miriam Fábia Alves, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Ambos têm uma longa trajetória na defesa da educação pública e dos direitos dos profissionais da educação. Por meio do nosso convite especial, colaboraram de forma significativa para a construção de um debate mais sólido e plural, na construção do conhecimento, principalmente nos trâmites acerca do novo plano, e para reforçar o nosso posicionamento político e luta por uma educação de qualidade. Agradecemos abertamente a participação da professora Míriam e do professor Helano. Vale a pena assistir!

Neste vídeo, o professor das redes públicas de educação básica do Estado de Pernambuco e do município de Paulista – PE, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, a convite da Revista Educação Básica em Foco, analisa as tensões para a aprovação do novo Plano Nacional de Educação. O professor ressalta a importância de um Plano de educação para o país e a relevância das conferências (nacional, estaduais e municipais) que envolvem a participação dos profissionais da educação. Vale a pena conferir!




Projeto de Nação: Plano Nacional de Educação

Vídeo1) Prof. Heleno Manoel Gomes Araújo Filho




Neste vídeo, a profa. Dra. Míriam Fábia Alves, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e, atualmente, presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), analisa os limites e os desafios para aprovação do próximo Plano Nacional de Educação. Debate a inserção da educação no centro de um projeto de país e ressalta a importância da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). Destaca ainda a importância da participação da sociedade civil, especialmente docentes e profissionais da educação, na discussão do novo PNE. Vale a pena conferir!

O envolvimento da sociedade civil na aprovação do novo Plano Nacional de Educação


Vídeo 2) Profa. Dra. Míriam Fábia Alves