Chamada

Volta para o Início.

Chamada para publicação da Revista Educação Básica em Foco
nº 1, Volume 3, 2022

 


Chamada para envio de materiais em múltiplas linguagens (textos; relatos de experiências; podcasts; vídeos; entrevistas; ilustrações)

CONAPE: RESISTÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO


Em junho de 2022, acontecerá a segunda edição da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), criada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) como resposta à lamentável desarticulação do Fórum Nacional de Educação (FNE) e da Conferência Nacional de Educação (Conae) pelos governos que assumiram o comando do Estado após o golpe parlamentar de 2016. A Conape se coloca, nesse sentido, como um marco fundamental da mobilização social em defesa da democracia, da Educação pública de qualidade para todas e todos e do Plano Nacional de Educação (PNE). Na Conferência, cujo tema é “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”, estarão reunidas diversas entidades, movimentos sociais e profissionais da educação na cidade de Natal/RN, para acompanhar e avaliar as deliberações populares já estabelecidas, bem como monitorar a implementação do PNE. Com isso, a realização da Conape oferecerá as bases para estruturar o próximo Plano Nacional de Educação.
Nessa perspectiva, a Revista Educação Básica em Foco publicará em seu próximo volume um dossiê especial sobre as atividades preparatórias para a CONAPE 2022, com o objetivo de proporcionar espaço para o relato de experiências, reflexões e considerações relacionadas às conferências livres e temáticas e as etapas municipais e/ou intermunicipais, Estadual/Distrital. Esperamos contar com a contribuição de educadores(as), professores(as), coordenadores(as), gestores(as), famílias, estudantes, sindicatos, entidades e pesquisadores(as) da educação básica, em formatos diversos, como vídeos, áudios, textos, imagens, podcast. Convidamos todos e todas a socializar suas experiências e resultados de estudos e pesquisas sobre a importância da participação social na definição dos horizontes da política educacional, com vistas à garantia do direito à educação em todo o território nacional. O prazo máximo para envio dos materiais é 31/03/2022. Contamos com a preciosa colaboração de vocês!   Confiram as normas de submissões no portal da Revista Educação Básica em Foco: https://educacaobasicaemfoco.net.br/submissao.html



Confiram as normas de submissões no portal da Revista Educação Básica em Foco:
https://educacaobasicaemfoco.net.br/submissao.html



 

 

 



top

contador