Missão da Revista


A Revista Educação Básica em Foco tem como missão estabelecer interlocução entre as(os) profissionais da Educação Básica, a comunidade educacional e a Anpae, no sentido de estimular a reflexão e a análise, em diferentes âmbitos, sobre a conjuntura e a política educacional, as articulações entre as legislações nacional e regional/local, as especificidades das redes e as políticas locais. Com isso, visa contribuir para a promoção da qualidade da educação pública, a gestão democrática das redes, escolas, profissionais da educação básica e de sua comunidade, tendo-as como interlocutoras(es) privilegiadas(os) para estimular a reflexão e a participação nos destinos da educação nacional. Seu público alvo são as(os) profissionais da educação básica e a comunidade educacional.

Objetivos da Revista

Divulgar e promover o debate de conhecimentos e o intercâmbio de experiências realizadas em diferentes instâncias educativas – escola básica, fóruns e conselhos estaduais e municipais de educação, entidades sindicais, universidades, movimentos sociais e estudantis -, dando visibilidade a ações desenvolvidas nas redes de ensino. A Revista Educação Básica em Foco divulga também estudos realizados em universidades e outras instituições de pesquisa, que colaborem efetivamente para a garantia do direito à educação e para a gestão democrática da educação pública brasileira.

Conteúdo da Revista

A pauta geral de cada edição é definida pelo grupo gestor da Revista, tendo por referência as políticas públicas relacionadas à Educação Básica brasileira e à administração escolar, em seus processos de planejamento, implementação e avaliação, relatos de experiência no âmbito educacional, análises sobre o cotidiano escolar e as redes de ensino, vivências pedagógicas, entrevistas e depoimentos de membros da comunidade educacional e da Anpae e trabalhos de convidadas(os), nas seguintes categorias:

  • Textos/artigos: temas de interesse para a Educação Básica brasileira.
  • Relatos de experiência ou vivências políticas e pedagógicas na Educação Básica.
  • Entrevistas: temas de interesse para a Educação Básica Brasileira.
  • Depoimentos de profissionais da educação básica, de estudantes de todos os níveis de ensino, de famílias (pais, mães ou responsáveis por estudantes), comunidade em geral.
  • Resenhas, poemas e curiosidades.

Publicada em formato eletrônico e hospedada em plataforma interativa, a Revista comporta linguagens diversas: textos, vídeos com depoimentos, entrevistas, hiperlinks, vivências política e pedagógicas, que estimulem o interesse pela produção e circulação de conhecimentos entre profissionais da educação básica e comunidade em geral.



top
function() {$('html, body').animate({scrollTop:0}, 'fast'); return false;}); }); ml>