Submissão

Baixe o Template

Recomendações gerais


Encorajamos as(os) colaboradoras(es) a enviarem as suas contribuições, desde que estejam em consonância com a finalidade da Anpae, qual seja: “lutar pelo efetivo exercício do direito à educação de qualidade para todos, ao longo de toda vida, por meio de sua participação na construção, execução e avaliação de políticas e práticas de gestão democrática, alicerçadas nos valores éticos da liberdade e da igualdade, da solidariedade e da justiça social, visando à promoção da qualidade de vida humana sustentável na educação e na sociedade” (Art. 2o do Estatuto da Anpae, disponível em:
https://anpae.org.br/website/arquivos?task=finish&cid=2&catid=2).



Diretrizes para as(os) autoras(es)

OBSERVAÇÃO: Submissões de vídeos, áudios e imagens/fotografia são realizadas pelo WhatsApp:
+55 65 9219-3172.


Vídeos

Os vídeos podem ter os seguintes formatos preferencialmente MP4. Tambem pode ser em outros formatos como WMV, OGG e webM. Resolução mínima de 640×480 (largura x altura). Tempo máximo de duração do vídeo 8 minutos.

Áudios

Os áudios podem ser em MP3, OGG e webM.Tempo máximo de duração do áudio: 3 minutos...
Bit rate máximo: 320 kbps. Bit rate mínimo: 192 kbps.

Imagens/Fotografias

Resolução mínima de 72 dpi e máxima de 80 dpi. As fotos e imagens podem ter formatos ,jpeg, png e gif,

Textos

Submissões de textos são realizadas pelo email: educacaobasicaemfoco@anpae.org.br.

Os originais deverão ser redigidos no template da revista (baixe o template clicando aqui) em processador de texto Word for Windows. O volume de texto deverá conter entre 6.000 e 10.000 caracteres com espaços.

O formato da página do word deve ser A4 com orientação retrato e tamanho de margens: Superior: 3,0 cm; Inferior: 2,5 cm; Esquerda: 2,0 cm; Direita: 2,0 cm. Para o corpo do trabalho, será utilizada a seguinte formatação:

Fonte: Verdana;
Tamanho: 12;
Alinhamento: Justificado;
Primeiro parágrafo deslocado em 1,25 cm à esquerda;
Espaçamento entre linhas em 1,5;
Cor: Preto 15% mais claro.

O artigo deve seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a numeração das páginas no canto superior direito e estar organizado mediante a seguinte estrutura: INTRODUÇÃO, RESULTADOS E/OU DISCUSSÕES, CONSIDERAÇÕES E REFERÊNCIAS.

O texto deve ser inédito.

Evitar o uso de nota de rodapé. Entretanto, em caso de necessidade, usar a nota na mesma página do corpo do texto, com a fonte em tamanho 10, alinhamento justificado.

Citações com até 3 linhas: no corpo do texto, entre aspas, seguidas pela referência, no sistema autor, data, página, entre parênteses.

Citações com mais de 3 linhas: em novo parágrafo com recuo de 4 cm, espaço simples, fonte “Times New Roman” tamanho 10, sem aspas, sem itálico, seguidas pela referência, no sistema autor, data, página, entre parênteses.

Ilustrações, tabelas e quadros devem ser numeradas em algarismos arábicos, sequenciais, inscritos na parte superior, precedida da palavra Tabela/Quadro/Figura. Colocar um título por extenso, inscrito no topo da tabela/quadro/figura, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo.
A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela/quadro/figura para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte. A fonte deve ser informada no formato de citação, com a referência completa mencionada na lista de referências.
Utilize a expressão: “Dados da pesquisa” ou “Elaborado pelos autores” ou “Elaborado pelas autoras” caso sejam originais do manuscrito. Em caso de uso ou adaptação de material de outra fonte, indicá-la em forma de citação e colocar a referência completa na lista de referências ao final do manuscrito.

As referências devem ser ordenadas alfabeticamente. O texto deve estar em alinhamento à esquerda, com espaçamento entre linhas simples, usando negrito no título dos trabalhos citados.

Caso as/os autoras/es encontrem alguma dificuldade, entrem em contato com a equipe editorial pelo email: educacaobasicaemfoco@anpae.org.br.


Seleção de temas, materiais e textos para publicação


1. Cabe às Diretorias Regionais e Estaduais da ANPAE sugerir a Comissão Editorial da Revista matérias e materiais para publicação, tendo em vista o objetivo de abranger trabalhos das diferentes regiões do país, de interesse para a Educação Básica, em diferentes linguagens.

2. Todas as sugestões serão avaliadas pela Comissão Editorial da Revista para imediata ou futura publicação. Devido à quantidade limitada de “conteúdos” a serem publicados por número, a Comissão Editorial da Revista selecionará para publicação imediata aquelas que se relacionarem à temática proposta para cada seção/edição e que atender ao escopo e linha editorial da Revista.

3. A Revista Educação Básica em Foco é de fluxo contínuo.

4. Os textos e matérias deverão ser redigidos em acordo com a norma culta da língua portuguesa com linguagem acessível à população em geral, e enviados com prévia revisão ortográfica e gramatical. Devem incluir ao final, as referências bibliográficas ou documentais (inclusive as disponíveis em ambiente virtual, quando o texto exigir), de acordo com as normas estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Antes da publicação, os textos e matérias serão submetidos à análise, que deverá sanar eventuais problemas e verificar informações veiculadas.

 


CC BY-NC 4.0
A Revista Educação Básica em Foco da Associação de Política e Administração da Educação (ANPAE) está licenciada com uma Licença Creative-Commons-Atribuição-Não-Comercial 4.0 Internacional.

top