Vídeos


Desafios da prática docente em tempos de pandemia


Nesta edição, compartilhamos vídeos das experiências das professoras, pesquisadora a respeito das alternativas encontrada sao trabalho docente, com o uso do ensino remoto em tempos de pandemia, pensando nas possibilidades de construção do ensino e aprendizagens das crianças. Há um esforço das profissionais da educação para continuar sua prática pedagógica nesses tempos da Covid 19, reinventando o seu fazer docente. A Revista Educação Básica em Foco convida a conhecer essas ricas experiências!

VEJAMOS OS RELATOS!



VÍDEO 01









Jacqueline Meireles Ronconi é doutoranda na Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. No vídeo apresenta sua pesquisa, que é amparada em uma perspectiva discursiva, sobre o uso das tecnologias e a exclusão digital dos(as) alunos(as) do ensino público. Relata brevemente sobre como a BNCC supervaloriza o uso das tecnologias dentro e fora da escola e como a realidade de acesso é desigual para os(as) alunos(as), especialmente nesse período de pandemia da Covid 19. A autora entrevista uma criança em fase de alfabetização a respeito dos desafios enfrentados para o ensino e aprendizagem, no formato remoto.




VÍDEO 02







Suzanna Neves Ferreira e Gean Fábio Carrijo Machado são professores da Escola Municipal Professor Juarez Távora de Carvalho, no município de Mineiros (GO). O vídeo refere-se a uma Sequência didática trabalhada com a literatura "Quem quer brincar comigo?" escrita por Tino Freitas, em aulas remotas no município de Mineiros-GO, ocorrendo por meio de atividades impressas e por grupos de Whatsapp, onde são postadas as vídeos aulas. Suzanna faz a leitura do livro enquanto Gean interpreta a história para libras. Em seguida explica a atividade e posta no grupo de whatsapp para as famílias terem acesso, e auxiliar às crianças na realização das atividades. As atividades foram trabalhadas na semana da criança em 2020 e a literatura escolhida foi a mesma para as turmas, adequado aos objetivos de cada uma. Veja as sequências didáticas trabalhadas com a literatura.
Escola Municipal Professor Juarez Távora de Carvalho -
Atividade nº 90 "Está chegando o dia da criança!"





VÍDEO 03






Keissy Sibelly Morais Limite conta a história “A Cinderela surda” escrita por Carolina Hessel Silveira, Lodenir Becker Karnopp e Fabiano Rosa, em libras. O vídeo é uma oportunidade de práticas diversas de contação de história. Cinderela Surda é recontada a partir da protagonista da história uma menina surda.

Este vídeo acompanha o artigo HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS SURDAS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA PANDEMIA, de Claudia Pimentel e Keissy Sibelly Morais Limite, disponível em Textos.





VÍDEO 04








VÍDEO 05




Maria Aparecida Fernandes Leite é pedagoga graduada pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Nesse período da pandemia, com o uso do ensino remoto, apresenta dois vídeos de como tem desenvolvido suas atividades docentes com as crianças. Os vídeos foram produzidos em agosto de 2020, trabalhando parlendas e as vogais..





VÍDEO 06






Suzelei Fátima Ramos Rodrigues, professora de uma escola pública estadual em Cáceres (MT). Os dois vídeos foram utilizados em ensino remoto trabalhando o alfabeto e as vogais.




VÍDEO 07






VÍDEO 08






VÍDEO 09










top