Galeria de Imagens




“A história do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na UFPA"



O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) criado pelo Decreto nº 6.755, de 29 de Janeiro de 2009, no governo Lula, tem como um de seus objetivos principais promover a melhoria da educação básica pública por meio da ampliação do número de docentes formados em instituições de ensino superior, em cursos de pedagogia e licenciaturas, além da oferta de cursos emergenciais de formação pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes), para professores em exercício na rede pública, em regime de colaboração com estados e municípios. Com a implementação desse programa em todo o Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, sendo que “até 2019 haviam sido implantadas 3.043 turmas do Parfor, distribuídas em 510 municípios brasileiros, atendendo professores oriundos de 3.300 municípios. Nesse contexto, 53.512 professores já teriam se formado” (FERREIRA; BRZEZINSKI, 2020). No Pará, a UFPA vem ofertando o curso de Pedagogia pelo Parfor desde 2009, coordenado pela Professora Drª Maria Ludetana Araújo, com sede no Instituto de Ciências da Educação – ICED. De 2009 a 2020 a UFPA ofertou 118 turmas de Pedagogia em 54 municípios-polos, totalizando 4.321 professores inseridos no programa, dos quais 3.209 já concluíram seus cursos, restando ainda 8 turmas em conclusão. As imagens a seguir mostram algumas dessas turmas em dia de formatura, nos mais diversos municípios paraenses.






Obs. Cada slider tem o tempo de 10 segundos.


“Acolher e esperançar, como guias para possível retomada das atividades escolares presenciais!"



Aida Cunha Batista é especialista em educação infantil pela UFRGS, membro voluntária do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas para a Educação Infantil (GEPPPEI), e professora da rede municipal de ensino de Porto Alegre–RS. Os desenhos reforçam a importância da formação de professores(as) sensíveis ao respeito à infância na primeira etapa da educação básica, assegurando o eixo brincadeiras e interações e o acesso a vivência da infância em toda sua completude, sem antecipação para o ensino fundamental, como determina a LDBEN/1996 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2010.



Clique na figura e veja ela ampliada.


top
htdocs/ANPAE/public_html/REVISTA_EDUCACAO_BASICA/04/js/jquery.sooperfish.js">