Textos
Os textos presentes neste dossiê colocam em relevo distintas experiências e aprendizagens, desde a educação básica ao ensino superior, em relação às relações étnico-raciais, evidenciando uma luta histórica de diferentes grupos sociais, especialmente o movimento negro brasileiro, que reivindica uma educação antirracista, materializada em ações, projetos, propostas e políticas de ações afirmativas. Nesse contexto, identifica-se que, apesar de ainda nos deparamos com uma sociedade marcada pelo racismo estrutural, os textos dispostos nesta seção apontam a importância das pesquisas, práticas, vivências e experiências que ressaltam o tema das relações étnico-raciais, indicando possibilidades de concretização de políticas afirmativas e de enfrentamento do racismo e da desigualdade social, e favorecendo a diminuição das desigualdades sociais presentes principalmente na rotina da população negra e pobre.
Os textos também refletem as experiências docentes em reivindicar uma escola e um currículo que considerem e atentem às questões da invisibilização e naturalização das diferenças e da discriminação racial e chamam a atenção para a ação docente numa perspectiva da formação humana de sujeitos ativos, criativos e críticos. Oriundos de distintos estados e municípios da federação, os textos enfocam múltiplas realidades e dão visibilidade à temática. Com isso, fomentam o debate e o diálogo, fazendo importantes conexões entre as políticas, teorizações e práticas docentes efetivadas no contexto escolar. Desejamos a todos/as uma boa leitura!
DEBATES E EXPERIÊNCIAS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PRESENTES NA SOCIEDADE E NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
-
AVANÇOS, RETROCESSOS E PERSPECTIVAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL
Mayra Silva dos Santos
Silvana Barreto Oriente -
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS GOVERNOS: 1995 A 2022
Elaine Heloísa de Amorim
Gleidson da Silva Oliveira
Márcia Ferreira da Costa
Cristiane Maria Ribeiro -
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ
Emerson Luis Velozo
Ane Carolina Chimanski -
AS DIFICULDADES DOS CORPOS NEGROS: DO NASCER AO RENASCER
Gyovanna Moraes -
DAR O QUE SE TEM: A PRODUÇÃO CULTURAL NEGRA NO INVENTÁRIO DE PROFESSORAS
Greice Duarte de Brito Silva -
O BECO DA MEMÓRIA BRASILEIRA: O DESPERTAR DA ANCESTRALIDADE PRETA E DA REALIDADE DA FAVELA COM UMA TURMA DE 2º ANO DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Roberta Dayne de Oliveira Couto Barreto -
DRª ESPERANÇA GARCIA – A PRIMEIRA ADVOGADA DO BRASIL
Alessandra Mirna Vitorino RELATO DE PRÁTICA - ESTUDO DO MEIO – VISITA AO MUSEU AFRO BRASIL
Alexandre Lima Garcia
Alessandra Mirna VitorinoAFRO MANGABEIRA – TRILHA ANTIRRACISTA EM FOCO
Rosângela Cristina Gonçalves
Roseli Souza Cruz-
A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Fernanda Lopes Braga
Nilda da Silva Nogueira -
O DIÁLOGO INTERCULTURAL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS LICENCIATURAS DA UFPB SOB O OLHAR DOS FUTUROS PROFESSORES
Sawana Araújo Lopes de Souza
Wilson Honorato Aragão -
FUNDAMENTOS DECOLONIAIS DA ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
Natalia da Silva Duarte
Luciana Mendes