Textos
Os textos apresentam um conjunto de reflexões e experiências em relação ao financiamento da Educação Básica, principalmente após um acirrado debate em nível nacional para a aprovação do Novo Fundeb, e em meio a uma acentuada crise da pandemia da COVID-19. As ricas reflexões dos diferentes profissionais da Educação Básica, especialistas, pesquisadores/as, com suas realidades plurais, possibilitam a visibilidade das distintas regiões do país e a disseminação das vozes dos sujeitos da educação. No conjunto dos textos se evidencia expectativas e desafios com a aprovação do Novo Fundeb, com importantes temáticas levantadas pelos/as autores/as, tais como: infraestrutura das escolas; avalorização docente; aperfeiçoamento e papel do controle social; gestão democrática; importância do Custo Aluno Qualidade (CAQ); desafios municipais para a garantia ao direito à educação; educação inclusiva, em meio aos desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Assim, a Revista Educação Básica em Foco reservou este espaço especial.
COM O NOVO FUNDEB
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INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL: DESIGUALDADES E DESAFIOS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Gabriela Schneider
Maíra Gallotti Frantz
Thiago Alves -
A CRISE, A EDUCAÇÃO E O NOVO REGIME FISCAL: APONTAMENTOS INICIAIS
Maria do Socorro Sales Felipe Bezerra
Ana Rita Lara Oliveira -
NOVO FUNDEB: PRIMEIRAS EXPECTATIVAS NO ÂMBITO DO ESTADO DA BAHIA
Jean Mário Araujo Costa
Maria Couto Cunha PROJETO POLÍTICO DA E NA EDUCAÇÃO E O RIO GRANDE DO SUL
Micaela Passerino GluzENTRE A POTÊNCIA DO FUNDEB E SEUS EFEITOS COLATERAIS: COMO O BRASIL FINANCIA A EDUCAÇÃO BÁSICA?
Cláudia da Silva Santos Sansil
Karla Regina Patriota-
FUNDEB: UMA POLÍTICA DE FINANCIAMENTO E VALORIZAÇÃO DOCENTE
Juliana Benitez Golfetti -
EFEITO REDISTRIBUTIVO DO FUNDEB EM MUNICÍPIOS DO PARÁ: IMPLICAÇÕES PARA A VIABILIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Dalva Valente Guimarães Gutierres -
O FINANCIAMENTO EDUCACIONAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS SOBRE O NOVO FUNDEB PARA GARANTIR RECURSOS AOS ESTUDANTES (IN)VISIBILIZADOS EM PLENO SÉCULO XXI
Bruna Pereira dos Santos
Cristiane Gomes Ferreira -
DESIGUALDADE DE INFRAESTRUTURA EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SP
Marilya Mariany Carnaval -
OS AVANÇOS DA POLÍTICA DE FINANCIAMENTO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Silvani A. Ribeiro de Paiva -
A IMPORTÂNCIA DA APROVAÇÃO DO FUNDEB PERMANENTE: UM ESTUDO DE SUA RELEVÂNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BERTIOGA
Mitiko Imai Rodrigues FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A IMPLEMENTAÇÃO DE FUNDEB PERMANENTE À LUZ DE TEMPOS DE MUDANÇA
Michele Puntel
Elisiane Machado Lunardi-
O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO NOVO FUNDEB E O ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES NO CONTEXTO PANDÊMICO
Joedson Brito dos Santos A PANDEMIA E O AVANÇO DO FINANCIAMENTO DA GESTÃO PRIVADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO
Mauricio de Sousa-
O FINANCIAMENTO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA
Marlúcia Lima de Sousa Meneses EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O INVESTIMENTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE CARIACICA/ES
André Cibien Savergnini
Itamar Mendes da Silva
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FUNDEB PERMANENTE – IMPLICAÇÕES DO CUSTO ALUNO QUALIDADE (CAQ) EM UMA PERSPECTIVA MACRO E MICRO NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Marlon César Silva A POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O CUSTO ALUNO QUALIDADE EM MATO GROSSO
Josete Maria Cangussú Ribeiro
GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA E PODER LOCAL: A ATUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB (CMACS-FUNDEB) NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS-SP: RELATO DE UM ESTUDO
Pedro Henrique Gonçalves Amorim
Sulamita Oliveira de SousaFINANCIAMENTO E (RE)CENTRALIZAÇÃO DE PODER NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA PÚBLICA: O PAPEL DA UEX NA ADMINISTRAÇÃO DO PDDE
Luizete Cordovil Ferreira da SilvaOS INVESTIMENTOS MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO NA MICRORREGIÃO DE TEFÉ E PURUS/AMAZONAS
Arminda Rachel Botelho Mourão
Anderson Litaiff Feitosa da Costa
Iraci Carvalho Uchôa
TEMPOS DE PANDEMIA
ALUNO QUALIDADE
E GESTÃO DEMOCRÁTICA