Notícias





NOVA DIRETORIA DA ANPAE – GESTÃO (2023-2025)






A Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), desde maio de 2023 está com nova presidência e diretoria, composta por membros de diferentes regiões do país. Esse formato da associação tem como objetivo trazer uma perspectiva ampla e representativa das diversas regiões do Brasil.
A Anpae é composta pelo presidente, Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado, por cinco vice-presidentes das cinco regiões do país e diversas diretorias: Executivo; Secretária; Financeira; Pesquisa; Intercâmbio Institucional; Formação e Desenvolvimento; Cooperação Internacional; Publicações; Projetos Especiais; Educação e Diversidade; Gestão e Financiamento; Gestão e Avaliação; Educação em Direitos Humanos; e por diretores e vice-diretores dos 27 estados da Federação. Além disso, apresenta um conselho fiscal e possui duas revistas, com seus editores(as), a Revista Brasileira de Políticas e Administração da Educação (RBPAE) e a Revista Educação Básica em Foco.


Posse do atual presidente da Anpae, Prof. Luiz Dourado

O Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado é um renomado educador brasileiro, com vasta experiência na área da educação e reconhecido por suas contribuições ao campo da pesquisa educacional, tendo publicado diversos artigos e livros sobre o tema. É professor aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ocupou diferentes funções, entre elas, conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), coordenador no Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e coordenador no Fórum Nacional de Educação (FNE). Sua trajetória profissional é marcada por um compromisso com a qualidade da educação no Brasil e pela defesa de uma educação inclusiva e democrática. Seu trabalho tem sido fundamental para a formação de novos pesquisadores e professores, bem como para o avanço da educação no país.

Na vice-presidência por região: Nordeste, Profa. Dra. Maria Couto Cunha (Universidade Federal da Bahia - UFBA); Sudeste, Profa. Dra. Cristiane Machado (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp); Sul, Profa. Dra. Gisele Masson; Norte, Profa. Dra. Rosilene Lagares; Centro-Oeste, Profa. Dra. Marilda de Oliveira Costa.

A nova diretoria e os vice-presidentes da Anpae estão empenhados em trabalhar juntos para enfrentar os desafios e oportunidades que se apresentam no campo da educação no Brasil, buscando sempre aprimorar a qualidade do ensino e garantir o acesso à educação a todos e todas brasileiros(as). Para mais informações, consulte o site da Anpae: https://anpae.org.br/website/






CONAE E A ORGANIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS – PREPARANDO A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONAE 2024











A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um evento importante para discussão e formulação de políticas educacionais no Brasil. Para que a CONAE seja representativa e efetiva, é fundamental que haja uma organização prévia das conferências municipais e estaduais.

Essas conferências são espaços para que gestores, educadores, estudantes e comunidade em geral possam debater as principais questões educacionais de suas regiões e elaborar propostas para a CONAE.

A preparação para as conferências municipais e estaduais começaram a partir de julho de 2023, com a mobilização de diversos setores da sociedade. É preciso garantir a participação de todos os segmentos envolvidos na educação, além de assegurar a infraestrutura necessária para a realização dos eventos.

Com a realização das conferências municipais e estaduais, é possível construir um diálogo democrático e participativo acerca da educação brasileira. Essa é uma oportunidade para que a sociedade possa se envolver ativamente na construção de políticas públicas educacionais mais justas e inclusivas.

Os delegados que vão representar os municípios nas conferências estaduais estarão participando das Etapas Estaduais da Conferência Nacional de Educação (Conae), edição 2024, até o final de novembro. Essa é a fase intermediária de preparação para a conferência que foi convocada em caráter extraordinário pela Presidência da República, para acontecer em janeiro de 2024.

A Conferência tem como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

O Ministério da Educação (MEC) é responsável pela promoção da Conferência Nacional, que será precedida de conferências estaduais, distritais e municipais. Estas serão articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

As conferências municipais tiveram ampla participação social, com representantes de segmentos educacionais, órgãos do poder público, entidades, organizações e movimentos que atuam na área e em defesa da educação. Elas foram organizadas e coordenadas pelos Fóruns Municipais de Educação.

Os debates das conferências municipais foram orientados pelo Documento Referência e Regimento Geral, ambos da Conae 2024. Os resultados das discussões foram encaminhados aos Fóruns Estaduais de Educação, que são os responsáveis pela sistematização de propostas de emendas ao Documento Referência e pela organização das conferências estaduais.

Os resultados dessas conferências vão contribuir para o diagnóstico da situação educacional e com proposições de diretrizes, metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação (PNE) da próxima década.





NOVA EDITORA NA REVISTA EDUCAÇÃO BÁSICA EM FOCO








A Revista Educação Básica em Foco tem a honra de apresentar a nova integrante do quadro de editoras da revista e dá saudações de boas-vindas à professora Dra. Andréia Ferreira da Silva. A professora tem ampla experiência como pesquisadora na área da política educacional e da avaliação externa. É professora associada da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ocupa a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, atua no momento como coordenadora do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd-Anped) e foi vice-presidente da Anpae Nordeste.

Permanecem na editoria da Revista, as seguintes professoras:

Emilia Peixoto Vieira, Professora Plena do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), ocupa atualmente o cargo de vice-coordenadora do Programa.

Dalva Valente Guimarães Gutierres, Professora Associada da Graduação e da Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Essas profissionais são altamente qualificadas e trazem consigo uma vasta experiência na área da educação. Juntas, darão continuidade ao trabalho realizado desde a criação da revista, em 2019, trazendo novas perspectivas e novidades ao periódico.




top