Vídeos
Neste número da Revista Educação Básica em Foco, apresentamos o diálogo realizado com o Prof. Dr. Luiz Antonio Cunha a respeito do ensino religioso nas escolas públicas do Brasil. A discussão sobre os diversos aspectos que a temática comporta foi muito profícua e esclarecedora. É um tema complexo, que requer um conjunto de análises históricas e políticas e, igualmente, uma discussão que envolva questões jurídicas, pedagógicas, culturais e sociais, exigindo um olhar cuidadoso e equilibrado para garantir a promoção da diversidade, o respeito à pluralidade, o diálogo inter-religioso e a proteção dos direitos individuais. Envolve ainda o respeito à liberdade de crença e a neutralidade do Estado, princípios fundamentais nesse contexto. Vale a pena assistir!
SINOPSE DO VÍDEO 1
Neste vídeo, a Revista Educação Básica em Foco convidou para uma entrevista o Prof. Dr. Luiz Antônio Constant Rodrigues da Cunha, bacharel em Sociologia, mestre em Planejamento Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutor em Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo (PUC-SP). Entre outras atribuições, é professor-pesquisador na PUC-Rio, na Fundação Getúlio Vargas do Rio Janeiro (FGV-Rio), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, tem como objeto principal de pesquisa e estudo a laicidade do Estado. No vídeo, em que estabelece um diálogo com a Profa. Dra. Emilia Peixoto Vieira, uma das editoras da Revista, apresenta reflexões importantes sobre o tema do dossiê, “O ensino religioso nas escolas de educação básica”. Entre os destaques, temos: a polêmica do ensino religioso como disciplina na educação básica e a laicidade do Brasil; a defesa do Estado laico; os reflexos históricos e políticos do ensino religioso na educação pública brasileira e outros. Vale a pena conferir!
SINOPSE DO VÍDEO 2
No vídeo, a professora Ellen de Lima Souza, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professora no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), coordenadora do Grupo de Pesquisa LAROYÊ - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras, apresenta um importante diálogo a partir do que seria uma educação antirracista e contra a intolerância religiosa. Tem experiência nos estudos dos temas relacionados a relações étnico-raciais, filosofia da infância, decolonização, infâncias, religiosidade afro-brasileira e formação de professores(as). Uma boa reflexão, vale conferir!