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A Revista Educação Básica em Foco também recebe conteúdo no formato de áudio e podcast. A inclusão desta seção de áudio representa uma evolução significativa no formato tradicional de publicação, adaptando-se às novas demandas de consumo de conteúdo. Esse recurso amplia a acessibilidade, permitindo que pessoas com deficiência visual ou dificuldades de leitura possam ter acesso às informações mais facilmente. Além disso, atende ao público que prefere consumir conteúdo em formato sonoro, seja durante deslocamentos ou na realização de outras atividades. Em outras palavras, funciona como um complemento valioso ao material escrito, agregando profundidade e autenticidade ao conteúdo. Com essa modalidade ampliamos o alcance da revista e nos adaptamos às preferências diversificadas dos nossos e nossas leitores(as).
A seção de áudio dessa edição da Revista Educação Básica em Foco apresenta o podcast Vida de Professor (2025). Produzido pela Ibirapema Produções, em episódio único de 23 minutos, divulga os resultados do projeto de pesquisa “Políticas para carreira e remuneração docente: Um diálogo entre Brasil e Chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo”, que reuniu pesquisadores (as) de 6 universidades brasileiras e da Universidad de Talca, no Chile. A pesquisa objetiva analisar as condições de carreira e remuneração de professores (as) no contexto das mudanças políticas no Brasil e no Chile do século XXI, considerando projetos societários em conflito e as consequências nas políticas subnacionais. Como instrumento metodológico, a pesquisa criou cinco grupos de WhatsApp com professores(as) da Educação Básica e, dessa forma, foi possível escutar a voz de 198 professores(as) de quatro redes estaduais (PR, MS, PA e PB) e da Região de Maule, no Chile. O podcast destina-se a docentes, pesquisadores e ao público geral interessado em entender as condições de trabalho e remuneração de professores(as) de escolas públicas da Educação Básica. A pesquisa foi coordenada pela prof.ª Dr.ª Andréa Barbosa Gouveia, da Universidade Federal do Paraná, e contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) através da Chamada CNPQ/MCTI/FNDCT número 40/2022 – Pró-Humanidades – Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades.
Venha conferir!