Textos
Os textos presentes neste dossiê colocam em relevo distintas experiências e aprendizagens em relação à inclusão e à diversidade nas escolas e redes de ensino brasileiras, evidenciando a necessidade de formação de professores para o desenvolvimento de práticas voltadas às temáticas das relações étnico-raciais, gênero e inclusão, observando os diferentes campos do conhecimento e as diversas etapas e modalidades do ensino.Ao mesmo tempo, buscam refletir sobre os desafios e as lutas na reivindicação de um currículo inclusivo e diverso e chamam a atenção para a ação docente numa perspectiva da formação humana de sujeitos ativos, criativos e críticos. Oriundos de distintos estados e municípios da federação, os textos enfocam múltiplas realidades e dão visibilidade a importantes temáticas: inclusão e diversidade de gênero, relações étnico-raciais, o trabalho e o papel dos profissionais da educação sobre a educação antirracista; pertencimento e valorização da diversidade; formação de professores e educação inclusiva. Com isso, fomentamo debate e o diálogo sobre a diversidade e a inclusão, fazendo importantes conexões entre as políticas, teorizações e práticas docentes que se substantivam no cotidiano escolar. Desejamos a todos/as uma boa leitura!.
A ESCOLA: PERTENCIMENTO E INCLUSÃO
Francisca Jane Furtado MarinhoA LITERATURA COMO INSTRUMENTO DA INCLUSÃO E DO ACOLHIMENTO DA DIVERSIDADE DE GÊNERO, IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS
Daniel Antônio Fernandes de OliveiraCULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BERÇO DA HUMANIDADE E AS MÃOS QUE BALANÇAM O BERÇO
Débora Magalhães de Souza FrançaELMER O ELEFANTE XADREZ: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO E DIVERSIDADE EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL
Solange dos Santos Melo
Waleska Karoliny Farias de LimaREFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS
Luís Roberto Rizzi Marraccini
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Lara Cristina Evaristo Rodrigues-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA INCLUSÃO NA ESCOLA BÁSICA
Daniela Gonçalves de Abreu Favacho
Heloísa Canato Affonso -
OS DESAFIOS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO
Dayane de Jesus Santos Barros
Lílian de Lima Pereira
Aline Santana Pureza Maciel -
SOCIOPSICOMOTRICIDADE RAMAIN-THIERS: UM NOVO OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA
Danielle Cristina Macedo de Sousa
Priscila Luciane Santos Lima -
TEORIA E PRÁTICA COMO ELEMENTO FORMADOR DA INCLUSÃO ESCOLAR
Ilcilene Antonia Lourenço Dias
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa -
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESVELANDO O REAL DA INCLUSÃO NA SALA DE AULA REGULAR DA ESCOLA PÚBLICA
Ariane Alves Gutierrez
Wênia Keila Lima de Sousa
-
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DE ABREU E LIMA-PE
Sylvia Fernanda Costa Santiago
Ieda Cristina Flóro de Souza Costa A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA ÀS MARGENS DO RIO AJUAÍ EM ABAETETUBA/PA
Nilcivone Rodrigues Macedo
Lílian de Lima Pereira
Aline Santana Pureza MacielA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE UMA PRÁTICA INCLUSIVA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luiz Rodrigo de OliveiraAS TDIC E O APRENDIZADO DE UM ALUNO COM TEA NO ENSINO MÉDIO
Guilherme Laranjeira M. Oliveira
Jackeline dos Santos Bataglia-
EDUCAÇÃO ESPECIAL E COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLA ESTADUAL NO INTERIOR BAIANO
Lilian Duarte Pinto Bolanos -
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL: A INTERFACE COMO FERRAMENTA AO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS
Fernanda Aline Costa França MEU AMIGO VINÍCIUS: RELATO DE UM PROJETO SOBRE A INCLUSÃO DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA REDE REGULAR DE ENSINO DE CAMPO GRANDE - MS
Diniz da Cunha Silveira-
O DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL E À EDUCAÇÃO INDÍGENA: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA IZABEL DA SILVA MAXAKALI
Andréia Silva Abbiati
Lilian Santos de Morais O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA ESCOLA ESTADUAL “SÃO JOSÉ” – PONTES E LACERDA/MT
Luceni da Silva Oliveira-
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: INTERVENÇÕES PRÁTICAS
Edilania Reginaldo Alves
Elisângela Reginaldo Alves -
O PROGRAMA PERTENCER E A EXPERIÊNCIA DO CICLO DE ENCONTROS INTEGRADOS NO IFRS CAMPUS OSÓRIO
Gabriel Silveira Pereira
Antonio Sperandio
Camila Vessozi da Silva
Simone Cazzarotto
Paola Cardoso Purin PROGRAMA PERTENCER E EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA DE UM ENCONTRO COM REPRESENTANTES DE TURMAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Gabriel Silveira Pereira
Antonio Sperandio
Camila Vessozi da Silva
Simone Cazzarotto
Paola Cardoso Purin-
UM RETRATO DAS PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOS SEGMENTOS DIRETIVOS NA ATUAL ESCOLA INCLUSIVA
Teresa Cristina Coelho dos Santos
Lúcia de Araújo Ramos Martins
(DES)ENCONTROS ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DISTINÇÕES E ENTRELACES TEÓRICOS
Andrialex William da SilvaA CONTRIBUIÇÃO DA ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO SISTEMA BRAILLE
Jeovani Lima de Oliveira-
A DISCUSSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NOS “PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS” NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS - PB
Antonio Rodrigues Sobrinho Filho -
A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ATUAL CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani -
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO PRÁTICA NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
Allysson Ferreira Rodrigues Santos
Greice Kely Santos Silva -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS DESAFIOS DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR
Khetlen Bitencourt Santos
Lílian de Lima Pereira
Aline Santana Pureza Maciel -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS DESAFIOS NA PRÁTICA EDUCACIONAL
Allysson Ferreira Rodrigues Santos
Greice Kely Santos Silva -
O DIREITO AO ACESSO À EDUCAÇÃO BÁSICA PARA ESTUDANTES IMIGRANTES NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
Priscilla Franco Rocha -
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO EM UM CONTEXTO PANDÊMICO: DISCUSSÕES A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Natalia Barboza Netto
Carolina Barreiros de Lima -
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: UMA REVISÃO LITERÁRIA
Hellen Abreu Nascimento Mangefeste
Marileide Gonçalves França
Bruno Pessanha Gussani -
UM FILME E UMA MENSAGEM CONTUNDENTE: DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL PELA ANÁLISE DO FILME O CORINGA
Lorena Miranda Fonseca
Liliane Silva Dias
Evelyn de Lima Bianca Costa de Souza